28 de nov. de 2009

Bolo Pão de Mel



Estava em casa arrumando umas bagunças, encontrei um CD e nele algumas centenas de fotos, foi tudo que consegui salvar antes do PC ir de vez...

Um ano de vida e de fotos que sumiram, dentre as que restaram, a do bolo do meu penúltimo aniversário de trinta e poucos anos, fiquei com vontade de publicar, mas estava com preguiça, até que vi que o chocolate em pó vai sortear um caderno de receitas, e como eu estou sem o meu, deixei a preguiça de lado, quem sabe ainda dá tempo de participar !!!

Bolo Pão de Mel

Massa:
5 ovos
1 1/2 xícara chá de açúcar
2 xícaras chá de farinha de trigo
3/4 de xícara chá de chocolate em pó
3/4 de xícara chá de água fervente
1 colher de sobremesa de canela em pó
1 colher de café de cravo moído
1 colher de café de noz moscada ralada
1 colher se sobremesa de fermento em pó

Recheio:
2 latas de leite condensado cozido

Calda:
1/2 xícara chá de licor de chocolate

Cobertura:
300 grs de chocolate meio amargo
1 caixinha de creme de leite
1 xícara de chocolate em pó
1 lata de leite condensado cozido

Decoração:
Crocante de cajú
Tubettes

Modo de preparo :
Massa - Bata os ovos com o açúcar até dobrar de volume, misture delicadamente a farinha de trigo alternando com a água e o chocolate em pó, acrescente as especiarias e o fermento leve para assar em forma untada.

O recheio não tem muito o que explicar, mas o leite condensado para ser cozido precisa ser de lata e não pode ter rótulo, vai para a panela de pressão coberto de água, por 40 minutos.
Só abra a lata depois de fria.

Cobertura - Derreta o chocolate no microondas, junte o creme de leite, o chocolate em pó e o doce de leite, se ficar grumos, pode bater na batedeira para desfazer.

Montagem - Depois do bolo frio divida em três camadas, eu monto sempre na forma pra confeitar depois de gelado.
Espalhe um pouco do licor sobre a primeira camada, e depois o doce de leite, eu uso uma lata para cada camada, repita o processo.
Deixe o bolo gelar, desenforme e cubra. Espalhe com uma espátula a cobertura fria, não gelada.
Decore com o crocante de caju e o tubettes, sirva gelado.

Ah, adoro pães de mel, esse bolo eu fiz pra mim mesma!!!

5 comentários:

  1. Sandra,
    Não sei quem vai ganhar,pois é sorteio, mas se fosse por votos, este seu Pão de Mel ganharia fácil, fácil.
    Está mais do que lindo!!! Nunca tinha visto um pão de mel tão bonito assim. Apaixonei-me!
    Parabéns!
    Vou copiar a receita e, se publicar, dou-lhe os merecidos créditos e o link ao seu blog.
    Abraços, Laura Lucia

    ResponderExcluir
  2. Olá Sandra!!!Não leva mel na massa do bolo???Um abraço, adorei seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sandra, descobri seu blog por causa da participação nesse evento da Luciana.
    Ficou bem legal sua decoração, parabéns!
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Laura, pode ter certeza que é uma delicia, fico com agua na boca qdo lembro do sabor... Pode sim publicar no seu blog!!!

    Maria Inês, como inventei de fazer um pão de ló, não adicionei o mel, pq gosto muito do sabor das especiarias, mas acredito que dá pra utilizar uma parte substituindo o açucar.

    Gina, acredita que aprendi a decorar ontem, com a Paula, que conheci em outra promoção!!!
    Fique a vontade, já estou seguindo seu blog, tb te conheci na promoção...

    ResponderExcluir
  5. Olá Sandra!
    Conheci sua receita pelo concurso da Luciana.
    Ficou lindo e apetitoso!
    Só não entendi por que é Bolo Pão de Mel...não achei o mel na receita!
    Patrícia

    ResponderExcluir

Você também sabe disso???

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails