20 de dez. de 2009

Bolo de Baba de Moça, Chocolate e Nozes


O natal está chegando, NOVIDADE!!! Eu não tenho muito o que comemorar, ou até tenho, já disse que qualquer dia conto essa história...

Mas o fato é que este natal muita coisa mudou, eu não vou pra cozinha!!! Primeiro porque eu não tenho cozinha, já disse isso ??? Segundo porque eu vou trabalhar, e vou dormir antes da 22 horas... Terceiro porque estou de dieta, sério??? e quarto porque trabalho no dia 26... Deixando claro que se a empresa quiser que eu trabalhe na sexta só pra atender o telefone, farei isso com gosto !!!

Esta semana trabalhei na produção de bolos gelados, e com as sobrinhas criei meu bolo, perguntei se poderia aproveitar e acabei ganhando o bolo de presente, todos me olham com cara de incógnita, loucos pra experimentar, saber se combina mesmo.
Também, misturei a baba de moça, doce de leite e nozes e trufa de chocolate ao leite...

Quem quiser arriscar segue a receita:

1 disco de pão de ló:
5 ovos
2 xícaras chá de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó

Modo de preparo:
Unte e enfarinhe o fundo de uma forma redonda de 24 cm de diâmetro.
Bata os ovos inteiros na batedeira com o açúcar até dobrar de volume, diminua a velocidade da batedeira adicione a farinha aos poucos , se precisar use 1/2 xícara de agua quente, eu sempre uso. Adicione o fermento e leve para assar em forno médio, faça o tradicional teste do palito. Reserve.

Baba de moça:
6 gemas peneiradas
200 ml de leite de coco
300 grs de açúcar refinado
300 grs de açúcar impalpável

Modo de preparo:
Leve todos os ingredientes ao fogo baixo e cozinhe até ficar cremoso, reserve.

Doce com nozes:
150 grs de doce de leite de sua preferência, eu prefiro strogonof de nozes, mas não rolou!
100grs de nozes moídas grosseiramente

Modo de Preparo:
Misture um no outro e reserve.

Recheio trufado:

200grs de chocolate ao leite
100 grs de creme de leite
1 colher de sopa de licor de chocolate

Modo de preparo:
Derreta o chocolate no microondas, em potência média, acrescente o creme de leite, misture e adicione o licor, misture bem e deixe gelar.

Calda:
Guaraná, eu gosto tá!!!

Marshmalow:
100 ml de leite
1 colher de sobremesa de emulsificante (de sorvete)
200 grs de açúcar impalpável

Modo de Preparo:
Bata o leite com o emulsificante até crescer, junte o açúcar aos poucos e bata até formar picos, fica bem firme.

Agora é só montar, divida o bolo em quatro camadas, o confeiteiro da empresa, monta já no prato de servir, lembrando que são receitas industriais, que precisam ser congeladas e transportadas de moto, eu gosto de montar na forma, pra rechear fartamente e deixar o bolo bem molhadinho, coisa de paulistana!
Espalhe cada recheio sobre uma camada de bolo, sempre regando com o guaraná, pode ser qualquer calda basica, mas o guaraná da um gostinho de bolo de mãe...

Bata o marshmalow só na hora de cobrir o bolo, espalhe com uma espatula, alise a gosto, no da foto foram feitas listras de baba de moça e trufa, e passou o palito nos dois sentidos, indo e voltando. Passe nozes moídas na lateral.

O meu está congelado para o natal, só pra não dizer que não falei das flores!!!

8 comentários:

  1. bem deve ser maravilhoso mas parece ser complicado hehheheheeh
    parveito para te convidar a participares nos meus sorteios beijo

    ResponderExcluir
  2. Que E S C Â N D A L O!!!!
    Eu amo nozes e baba de moça, vou ter que copiar e dar adeus ao meu "eterno" regime.
    Bjs,Ana

    ResponderExcluir
  3. Putz Sandra, tem tudo que amo nesse bolo, não vou copiar por falta de competencia, mas que babei feito moça, ah isso eu babei kkkkk beijos

    ResponderExcluir
  4. Sandra,
    Está LINDO e com certeza GOSTOSO!!!!!Aí, que água na boca. Obrigada por dividir essa maravilha.
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Scaf, parece complicado mas não é !!!

    Ana, uma fatia não engorda, natal pede algo mais gostoso...

    Roberta, nem precisa ser muito competente, eu faço!!!

    Donna, Faça e Mande fotos, adoro ver as receitinhas com outro jeito!!

    Beijão á todas!!!

    ResponderExcluir
  6. Excelente aspecto :)
    Também queroooooooooooooooooooooooooo!!
    beijinhos*

    ResponderExcluir
  7. Olá! Vim agradecer a visita que fizeste ao meu blog e conhecer o teu! Que bolo lindo :)

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho registrado tantas receitas diferentes de baba-de-moça...

    Essa com açucar impalpavel é otima. Que ganha maizena um pouquinho, e deve fazer render um pouquinho a mais. Anotei a dica, e amei!

    Eu vi que vc se tornou seguidora do meu blog,
    ao visita-la fiquei lisonjeada.

    Vamos conversar + e aprender muito uma com a outra.

    Boa semana Priscila

    ResponderExcluir

Você também sabe disso???

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails