13 de abr. de 2010

Muffin de Maçã, ou bolo


A receita eu misturei de tudo o que li, fiz numa forma de bolo inglês, então é bolo, mas também fiz na forma de muffin, então também é muffin.. Eu sou um pouco chata com essa coisa de dar nome aos bois, nesse caso os bolos, em Salvador, tudo é torta, torta gelada, torta de aniversário, mini torta, hurg! me dava um nervoso, e eu segurando a língua,  louca para "corrigir", se é que tem concerto, isso se eu estiver certa.
Então quem concorda comigo levanta a mão, ou deixe um comentário!!!


Bolo- Massa leve, fofa, úmida, com recheio menor ou igual a quantidade de massa, com ou sem cobertura, gelado ou não, indicados para o lanche e a sobremesa.



Torta- Massa mais seca, crocante, grande quantidade de recheio, com cobertura, gelada ou congelada. Geralmente indicados para sobremesa.



Muffin- Massa pesada, recheio misturado a massa, sem cobertura, assado em porções pequenas, não muito doce, utilizado como lanche e não como sobremesa.


Cupcakes- Massas leves, amanteigadas, com ou sem recheio, grande quantidade de cobertura, super decorado, indicado para lanches, ou mini até servem para sobremesas, num sabor cítrico, eu indico mais para festas.


Isso que eu nem to falando das cucas, rocamboles etc...
Mas eu acho que é mais ou menos assim, foi assim que aprendi, mas aceito sugestões, sou uma metamorfose ambulante, prefiro ser...


Vamos ao Muffin de maçã:

4 maças raladas, passei no processador com casca e tudo e
suco de 1 limão, reserve.
Bater na batedeira 3 ovos, 3/4 de xícara chá de açúcar, 50 grs de margarina culinária, até ficar fofo,
Fora da batedeira incorpore a farinha de trigo - 2e1/2 xícaras de chá, com 1 colher de sopa de fermento em pó, e as maçãs raladas, com 1/2 xícara de aveia em flocos, polvilhe canela a gosto, se gostar, eu gosto!!!

Despeje numa forma de bolo inglês untada, como eu não encontrei a minha do tamanho ideal, coloquei na menor e distribui o resto da massa em forminhas de papel dentro das formas de muffin.
Sobre a massa eu polvilhei uma mistura de 1/2 xícara chá de açúcar mascavo com 1 xícara chá de castanha de cajú.
Leve para assar em forno médio, até perceber que está assado, o teste do palito sempre funciona, lembrando que a maçã é bem umida e fica um bolo bem molhadinho, não sujo de massa, entendeu?
Eu gostei muito, ficou quase sem doce, com muito sabor da fruta e até um azedinho do limão, mais o cracante da castanha, só vocês experimentando para saberem.


Obrigada por todos os comentários, vou continuar falando sobre os cupcakes e com meus sonhos azuis, ontem fiz umas comprinhas para as próximas receitas, VIDA LONGA AO CARTÃO DE CRÉDITO!!!

9 comentários:

  1. Ai, sandrinha vou ser sincera até te conhecer pra mim era tudo bolo ou torta( massa seca com muito recheio) contigo é que aprendi que cupcake tem receita propria e os ditos cujos muffins são uma massa mais encorpada. então concordo contigo mestra. E vida longa ao cartão de credito e ao patrono dele. um beijão.

    ResponderExcluir
  2. Pra mim é tudo lindo, e eu adoro aprender essas diferenças! Parabéns que ficou lindo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sandra!
    Tb prefiro dar nomes aos "bois" chamar tudo pelo mesmo nome não é comigo, vc nunca sabe do que exatamente a pessoa esta falando e outra quando dizemos o nome de algo automaticamente vem na cabeça a imagem, se chamar pelo mesmo nome vc não faz associação é ruim ou vem uma imagem que não corresponde ao que a pessoa quer dizer. Eu não gosto, mas se for preciso me esforço para entender... rsrsrs
    Beijos,
    Re

    ResponderExcluir
  4. Amo tudo de maçã, bolo, tortas, muffins, pura, farofa, enfim, tudo que lembrar o pecado de Eva, to mandando prá dentro kkkkkk, e sobre os nomes, se terminar com maçã, apple, tá valendo tb rsss, ai tô boba que só hoje rsss!! beijos e viva o crédito!!

    ResponderExcluir
  5. Sandra!
    Amei a receita!!! E com certeza vou colocá-la em prática em breve!! Lá em casa tem alguns que não podem comer chocolate, e com certeza um bolinho de maçã é sempre bem vindo!
    Obrigada por compartilhar esta delícia!!!
    Bjuu
    Pri

    ResponderExcluir
  6. Oi Sandra...tbém concordo com a Re... acho importante dar o nome correto a cada boi...rs
    bjos!

    ResponderExcluir
  7. Cada macaco no seu galho né Sandra, concordo contigo!! Nossa, está com uma cara espetacular. Adorei. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Acho importante distinguir também.
    Esses pequenos "bolinhos" são realmente uma tentação.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Ai que lindo o novo template! :)

    bjs

    ResponderExcluir

Você também sabe disso???

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails