10 de out. de 2012

Cookies de Chocolate e Aveia


Que eu adoro cookies acho que todos já sabem, só faltava um jeitinho de deixá lo mais saudáveis, de tirar um pouco o peso, nem que seja da consciência. Foi então que eu lembrei dos cookies de aveia, nada impede de fazer um bom cookie com aveia, açúcar mascavo e rechear com gotas de chocolate de boa qualidade.  Mas se eles podem ser de chocolate, com aveia e mais as gotas de chocolate melhor ainda.
Não foi a primeira vez que preparei esses cookies, da outra vez adicionei avelãs picadas a massa, para deixar ainda mais saudável, eu só me lembro que essas sementes oleaginosas tem a ver com índice glicêmico, o que não vem ao caso agora, vai por mim, eu só posso garantir que é bom.
Na semana passada chegou minha batedeira nova, ainda não foi a batedeira dos sonhos, mas é a que vai me ajudar a sobreviver e continuar sonhando, já que a minha antiga quebrou em serviço e claro que o sócio explorador comprou outra, pra ele, isso que é parceria boa, um trabalha e outro ganha.
Mas vamos falar de coisa boa, vamos voltar aos cookies, porque comer cookie é bom!!!
Já inaugurei a batedeira com a receita e se eu fosse você dava um jeitinho de fazer fazer também e colocar mais saúde e felicidade no seu dia!


Cookies de Chocolate com Aveia
Receita copiada do Simplesmente Delicia 

Ingredientes -
1 1/2 copo de farinha de trigo
1/2 copo de cacau em pó
1 colher de chá de bicarbonato
1/2 colher de chá de sal
200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 copo de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
1 ovo
6 colheres de sopa de flocos de aveia
1 copo de chocolate meio amargo picado

Modo de Preparo:


  • 1. Pré-aquecer o forno a 180 graus por 10 minutos. Forrar um tabuleiro com papel manteiga. Usei formas para cookies que comprei numa rede de supermercado por um precinho muito camarada, não grudaram, mas ainda não decidi se as formas são boas ou não.
  • 2. Numa vasilha, misturar a farinha, o cacau peneirado, o bicarbonato e o sal. Reservar.
  • 3. Na batedeira elétrica, bater a manteiga e o açúcar. Adicionar baunilha e continuar batendo por 5 minutos. Adicionar o ovo e bater por mais 1 minuto.
  • 4. Diminuir a velocidade da batedeira e cuidadosamente acrescentar os ingredientes secos; misturar até formar uma massa homogênea (não misturar demais para não ativar o glúten e endurecer a massa).
  • 5. Adicionar a aveia e o chocolate picado. Misturar bem com a espátula.
  • 6. Fazer bolinhas de aproximadamente 4 centímetros e pôr no tabuleiro bem espaçadas (são uns 3 tabuleiros grandes para essa quantidade de massa).
  • 7. Levar ao forno por 14 minutos.
  • 8. Retirar e deixar esfriar 5 minutos antes de pôr os cookies em uma grelha para acabar de esfriar - isso se não forem devorados antes! Como eu estava sem as minhas grelhas, eles esfriaram na forma, e da uma diferença grande não esfriar corretamente.
  • 9. Deixar o tabuleiro esfriar completamente antes de reusá-lo para outra leva de biscoitos.





Como as fotos indicam, eu não distribui a massa na forma de maneira correta, alguns ficaram deformados, o que não impediu de serem devorados ainda quente, da uma olhada no chocolate derretendo!

5 comentários:

  1. Ai, bem que eu queria comer uns agora!!!! achei bem convidativos!!!bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  2. Sandra, diz pra mim que tudo isso é ruim, o gosto é pessimo, se comer engorda e fica com bumbumzão! tanta delicia neste seu blog!!!!!!

    Parabens amiga, é super talentosa e pessoas criativas sempre se viram muito bem!

    Beijos mil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sissym, pena que o gosto não é nem um pouco ruim, são deliciosos, mas que engordam isso é verdade! Tem que comer com moderação!!!

      Beijos

      Excluir
  3. Sandra, passei para conhecer e adorei seu blog! Estes cookies ficaram com uma cara tão boa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficaram deliciosos, eu vejo as imagens e tenho vontade de fazer outra vez, agora só quando as crianças voltarem de férias ou eu como tudo sozinha!!! Pode fazer sem medo!

      Excluir

Você também sabe disso???

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails